segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Dia de exames...

Hoje eu acordei, fui para a faculdade e depois ao laboratório onde tinha 3 exames agendados desde o início do mês. Foram exames pedidos pelo meu médico para acompanhar meu projeto saúde, ou seja, minha rotina de exercícios com acompanhamento de exames.
Foi quase uma odisséia o meu dia. Saí da faculdade, cheguei lá no Ipiranga e lembrei que tinha deixado todos os pedidos de exame em casa. Já estava atrasado, voltei correndo, devo ter levado algumas multas no caminho (rs). Voltei para o laboratório e chegando lá já não agüentava mais a bexiga cheia. O primeiro exame, das 10:15 h era o ultrassom de abdomen. Para fazer esse exame é necessário beber no mínimo um litro de água e depois prender a urina. Eu quase nunca bebo água ou líquidos e depois de um litro não estava mais aguëntando de dor. Os rins começaram a doer em espasmos, como se eu estivesse com cólicas renais. Lembrei que um amigo meu me disse para passar a dor enganando o cérebro. Então comecei a beliscar a barriga com as unhas, bem doído mesmo. A dor passou na hora, acredita??? É verdade. Uma vez eu já tinha recebido um tratamento desse tipo, durante uma cólica renal há uns 3 anos atrás. O médico, em vez de me medicar aplicou pequenas quantidades de água destilada com uma seringa de insulina na barriga, no tecido subcutâneo. A dor também passou logo após a aplicação, então hoje eu sei que funciona mesmo.
Fui para a sala de exames e a médica, muito simpática, tirou imagens da bexiga cheia e mandou que eu a esvaziasse para que continuasse o exame. Nem preciso dizer que demorei longos minutos esvaziando aquela que era a maior bexiga da minha vida. A sensação de alívio foi imediata. Ao fazer o exame ela fazia perguntas do tipo: Vc já fez, alguma vez, um ultrassom de abdomen??? - é claro que ela estava vendo coisas no exame e estava querendo uma confirmação minha. Eu disse a ela que tenho hemangiomas no fígado, fato esse descoberto há alguns anos. Ela então confirmou que era isso mesmo que ela estava vendo. Depois soltou outra pergunta: Vc já teve cólicas renais??? - é obvio que ela estava vendo cálculos renais no exame. Disse que sim, já eliminei uns 9 ou 10 cálculos em toda a minha vida, já fiz litotripsia, enfim, esse é o problema da família, todos nós já apresentamos cálculos. Então ela confirmou que tenho cálculos grandes nos dois rins (eu já sabia). O problema é quando essas pedras se fragmentam, perdem pedaços que descem pelos uretéres. A dor é terrível, mas com isso já estou acostumado também.
Depois desse exame fui direto para o ecocardiodoppler bidirecional. Exame simples, parecido com um ultrassom, mas bem rápido e descomplicado. O médico dessa vez disse que não tenho nenhum problema cardíaco.
O terceiro exame foi o ergoespirométrico, que pode ser visto na figura abaixo, que eu peguei da internet.





Como podem ver, é um exame que é feito em bicicleta ou esteira (fiz em bicicleta). Coloca-se esse bocal de plástico na boca e um prendedor no nariz, só conseguimos respirar pela boca. Depois temos que pedalar por 10 minutos com aumento da carga gradual. No começo é tudo muito fácil, mas depois, com o aumento de carga, a coisa fica feia. No final achei que ia morrer ali mesmo, sem brincadeira. A garganta seca de um jeito que não dá pra descrever. Fiquei passando mal até o começo da noite. Tomei bastante água depois do exame para hidratar a garganta que estava seca.
Por causa desses exames todos não segui a RA hoje. Fiquei em jejum até o final dos dois primeiros exames, almocei normalmente, arroz, legumes no vapor, feijão e filé de frango grelhado. Uma delícia, de um boteco lá perto do laboratório. Amanhã volto à minha RA.
A Zé passou por aqui no meu blog e me deixou um selo de presente, da campanha de amizade. Muito obrigado Zé, fiquei muito lisonjeado pelo gesto e repasso o mesmo para todos que em visitam e tem blogs. A finalidade desse blog também é fazer amizades.
Beijo a todos.

7 comentários:

Magia na Cozinha disse...

Ai Beto, se não morre da doença, morre do exame...
Esta de prender a urina é fogo! Já passei por isso.
Espero que todos os exames estejam ok. Vc está fazendo certo, tudo com acompanhamento médico. É um ótimo exemplo.
Boa sorte!
Bjs :)

Mya Schroeder disse...

Oi Beto...Já te acompanho a um tempinho, mas nunca tive coragem de comentar...mas agora sim..Quero te desejar tudo de bom e que os seus exames dêem bons resultados tbm. Porém se não forem tão bonsm qto eu te desejo, que Deus te conceda força e coragem suficientes pra lutar e aí sim, obter ótimos resultados...

Siga frente em sua RA!

Mya

Cláudia disse...

Beto, a da outra Claudia foi boa!haha! Eu também tenho uma pedrinha em cada rim! Descobri a duas semanas atrás quando aquela colicazinha de nada me pegou de surpresa! Mas meu caso por enquanto é só tomar muuuiita água. Água poooooooode!

bjs

Kat disse...

Adorei seu blog! O meu blog é rosa mas está de portas aberta para vc, viu?
Eu odeio fazer exames, tô enrolando demais.. mas até o final das férias tenho que estar com meus exames em dia! Tá, talvez eu não faça a tal da endoscopia.. só de pensar em fazer de novo me dá arrepios!

beijocas

Personal Gourmet disse...

Beto, cólica renal é de lascar mesmo e o o meu nefrologista(acho que é esta a especialidade)me explicou porque sentimos tanta dor, o canal por onde passam as pedrinhas, é algo parecido com um elástico daqueles de amarrar pamonha....então....bah,só de falar, dá arrepios! Eu ainda não fiz o seu último teste... me pareceu horrível. Eu hoje vou sentar para trabalhar um pouco no meu blogger, haha! Estou em falta, mas é o monte de encomendas (ainda bem!) como Personal Gourmet. Beijos e vamos que vamos!

Vania San disse...

Que coisa, deve doer muito! Cálculos renais, soube que tem gente que desmaia de dor!

Espero que vc consiga ter mais saúde agora que está se cuidando (embora nem tudo se resolva assim).

Boa sorte!

Beijos

...Gabi disse...

Oi Beto,
Eu tambem estou fazendo uns exames...vamos ver o que vai dar.
Boa sorte pra voce. Espera os resultados tranquilamente. como dizem por aqui: "It is what It is". Bjao