domingo, 30 de novembro de 2008

Resultados de exames

Esse foi o prato do meu almoço. Uma colher de sopa de arroz, um bife mal passado bem pequeno, e muita salada de pepino e tomates e também muito repolho refogado. Todos cozidos com pouca gordura e pouco sal. Tenho feito o que todo nutricionista manda, procuro me alimentar 6 vezes por dia, como se fosse tomar um remédio, com hora marcada. Um café da manhã, lanche, almoço, café da tarde, jantar e ceia. Hoje a tarde exagerei um pouco pois fui ao aniversário do Pedrinho e não consegui resistir aos salgados e doces, mas amanhã perco isso na esteira.

Conforme eu havia prometido ontem, hoje começo a mostrar a minha evolução, que tenho certeza, me ajudará a atingir meus objetivos. Então essa foto abaixo é uma foto de como me encontro atualmente. Há um ano venho acompanhando meu peso pois tenho uma balança no banheiro. O máximo que já cheguei foi 74 kg, o que dá pra perceber bem, quando minhas calças começam a ficar apertadas. Na segunda-feira comecei uma dieta por conta própria, enquanto não recebo a dieta do médico. De segunda a sexta já perdi dois quilos e meio. Passei um pouco de fome no início, mas parece que o corpo vai acostumando, e já reparei que as quantidades de alimentos que coloco no prato diminuíram consideravelmente, assim como aumentou a variedade de legumes, verduras, saladas, etc. Nessa semana pouco vi dos doces. Não resisti um dia e comi um bombom, mas tenho evitado.

Na segunda feira passada passei por consulta médica onde foram pedidos vários exames de sangue e urina. Com base nos resultados o médico poderá avaliar minha condição atual para compor uma dieta adequada e também para efeito de comparação com exames que serão realizados posteriormente.



Vamos aos exames:


Hemoglobina = 15,7
Hematócrito = 45
* Esses exames e todo o hemograma estão normais. Tanto a série branca do sangue quanto a vermelha encontram-se dentro da normalidade.


Glicemia de jejum = 94 mg/dL
Glicemia pós prandial = 88 mg/dL
* Com base nesses exames e observação de possíveis sintomas é possível determinar que não sou, no momento, portador de diabetes.


Uréia = 41 mg/dL
Creatinina = 1,06 mg/dL
* A uréia está acima do normal (até 40 mg/dL em adultos), mas não preocupou o médico.


Colesterol total = 186 mg/dL
Colesterol HDL = 32 mg/dL
Colesterol LDL = 126 mg/dL
Colesterol VLDL = 28 mg/dL
Triglicerídeos = 140 mg/dL
* O perfil lipídico está normal para uma pessoa de minha idade, mas o médico ressaltou a importância de aumentar o HDL e diminuir o LDL. Bioquimicamente isso é necessário pois o HDL tem um papel bastante importante de aceleração no metabolismo do colesterol enquanto o LDL é o vilão, responsável por levar colesterol para os tecidos, causando obstrução de artérias. Também disse que quer tentar abaixar ainda mais os triglicerídeos.



Ácido úrico = 6,4 mg/dL
TGO = 29 U/L
TGP = 42 U/L
GGT = 28 U/L
* Ácido úrico e enzimas hepáticas dentro da normalidade.


PCR = 0,26 mg/dL
TSH = 1,3 uIU/mL
T4 livre = 0,8 ng/dL
* Indicadores reumáticos e hormônios dentro da normalidade.


PSA = 1,3 ng/mL
PSA livre = 0,4 ng/mL
* Marcadores prostáticos em bom nível.


IGF-1 = 134 ng/mL
IGF-BP3 = 3.640 ng/mL
Urina I - Normal em todos os aspectos
* O resto dos exames normais.


Fiquei feliz com os resultados, uma vez que não fazia um check-up há mais de 10 anos.


O objetivo da minha dieta não é somente perder peso, mas também trocar massa gorda por massa magra (gordura por músculos). Por isso estou me sujeitando a essa rotina de dietas e exercícios físicos que nessa semana será aumentada. O aumento da carga de exercícios físicos é gradual uma vez que eu estava parado há bastante tempo, curtindo meu sedentarismo.

4 comentários:

Magia na Cozinha disse...

Que ótimo que os exames deram normais!
Vc não está gordo, está mais é sem definição muscular. Trocando este pequeno excesso de gordura por músculos vc logo notará a diferença.
Quando eu quero perder peso eu faço uma dieta para atletas: É fácil, a gente não passa fome, mas é difícil de aguentar, pois é monótona.
O corpo muda da noite para o dia, mas é importante manter o esqueleto da dieta na fase de manutenção, o que tb é difícil, pois a gente tende a voltar a alguns maus hábitos.
Estou torcendo por vc!
Bjs :)

Cláudia disse...

Parabéns Beto pela iniciativa, com certeza o blog vai te incentivar bastante a atingir os seus objetivos. Eu também sinto a mesma coisa, mas quero trocar a massa gorda por massa muscular. E na minha idade é mais difícil perder peso. Os homens tem mais facilidade do que as mulheres!
Boa sorte e lembre-se que a reeducação alimentar é a melhor escolha, senão a gente volta a engordar. Boa sorte!

Maria Silva disse...

Para aumentar o seu HDL experimente peixes gordos tipo sardinha, salmão, peixe-espada. Grelhados de preferência. Ao contrário do que as pessoas pensam, os peixes gordos são bastante saudáveis, e na medida certa, não engordam. As gorduras desses peixes são as chamadas gorduras 'boas', as que fazem bem e são necessárias ao nosso organismo.
Vou estar de olho em você! Se você 'deslisar' eu puxo suas orelhas!!!!
Bjs

Renata disse...

Nooooooooossa, também concordo com a Maria Silva, sábias dicas! Também acho que deverias ingerir peixes gordos diariamente... temos no mercado uma riquíssima variedade!! E ninguém melhor do que você pra saber que eles são ricos em omega 3 e que essa ingestão, além de "mega apetitosa" irá certemente ajudar a reduzir e muito o seu LDL! Rsrsrs... Adorei esse seu blog cheio de atitude. Tenho a certeza que em pouco tempo o meu bonitão ficará mais bonitão ainda!! Então, vamos lá... quero te ver com tudo em cima muito em breve!! Beijos... e tb estarei de olho diariamente... (aqui tá meio BBB: blog brother brasil)!